Pular para o conteúdo principal

Como Retificar a RAIS ano base 2016

RETIFICAÇÃO DA RAIS ANO-BASE 2016

Detectando-se erro na declaração enviada, seja nos campos do estabelecimento ou nos campos do empregado, o estabelecimento deverá adotar os seguintes procedimentos para a retificação:

DADOS DO ESTABELECIMENTO

Para a retificação dos dados do estabelecimento, exceto os campos CNPJ/CEI ou CEI Vinculado - clicar na opção "Retificação: dados do estabelecimento", preencher corretamente o formulário com todos os dados solicitados e, em seguida, clicar na opção "Enviar".
Para a retificação dos campos CNPJ/CEI/CEI Vinculado, o estabelecimento/entidade deverá:
gerar uma nova declaração RAIS do estabelecimento, utilizando o programa GDRAIS 2016, contendo todos os empregados e realizar a sua transmissão; e
realizar a exclusão da declaração incorreta (anteriormente enviada), utilizando a opção "Exclusão de Estabelecimento: ano-base 2016", preenchendo todos os dados solicitados, inclusive, o número do CPF do responsável pela declaração e clicar na opção "Enviar".

DADOS DO EMPREGADO

Para retificar erro no campo remuneração e demais campos, “exceto PIS/PASEP, data de admissão, data de desligamento e CBO”, o estabelecimento deve providenciar o envio de uma DECLARAÇÃO RETIFICADORA, utilizando o programa GDRAIS 2016, contendo somente o(s) empregado(s) que foi(ram) declarado(s) com erro. Neste caso, não é necessário excluir a informação enviada anteriormente.

Para retificar os campos: PIS/PASEP, data de admissão, data de desligamento e CBO, o estabelecimento deverá: gerar uma nova declaração RAIS do estabelecimento, utilizando o programa GDRAIS 2016, incluindo somente os empregados que foram corrigidos e realizar a sua transmissão; e realizar a exclusão do(s) empregado(s) que foi(ram) corrigido(s), utilizando a opção "Exclusão de vínculos: ano-base 2008 a 2016", preenchendo todos os dados solicitados, inclusive o número do CPF do responsável pela declaração e clicar na opção "Enviar".
Na declaração de retificação devem ser gravados somente os empregados que foram corrigidos e, quando for o caso, os vínculos a serem incluídos. Os empregados declarados corretamente não devem constar na declaração retificadora para evitar duplicidades.
Em se tratando de inclusão de estabelecimentos/empregados, omitidos anteriormente, a empresa deverá gerar uma nova declaração CBO, utilizando o programa GDRAIS 2016, informando apenas os estabelecimentos/empregados omitidos. Neste casos, a gravação desta declaração deverá ser como nova, e não como retificadora.

Fonte: http://www.rais.gov.br/sitio/retificacao/prazo.jsf


Exemplo prático:


Você irá abrir o programa GDRAIS 2016, selecionar a empresa onde consta o empregado a ser retificado, depois selecionar o empregado a retificar. Neste momento serão corrigidos todos os dados necessários, “exceto PIS/PASEP, data de admissão, data de desligamento e CBO”. Proceder às correções necessárias e gravar.



Após gravar os dados corretos é hora de gravar a retificação conforme as imagens a seguir:



Declaração < Gravar retificação



Assistente para Gravação de Retificação < avançar para o próximo quadro


  
Selecione a empresa desejada e o(s) funcionário(s), lembrando que os dados do mesmo já devem estar corrigidos e gravados.

               

Confira todos os dados do responsável pela declaração da RAIS




Marque os campos “Li e me responsabilizo....”, data da geração e o número do CREA que será retificado, após avançar é só fazer a transmissão.



Gostou deste post? Inscreva-se e receba notícias relacionadas às mudanças trabalhistas e previdenciárias. Deixe também suas dúvidas e sugestões para outras publicações nos comentários ou no meu email: fabiorek1975@gmail.com


Sou Fabio Rek, contador especialista, atuando a mais de 7 anos na área de departamento pessoal com foco no eSocial, perito judicial, instrutor e palestrante motivacional.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você sabe o que é o contrato de trabalho e quais são as suas características?

É muito comum ouvirmos falar sobre contrato de trabalho, sejam eles por prazo determinado ou indeterminado. Mas você sabe quais são as suas características e o que muda de um tipo de contrato para outro? Conceito de Contrato Primeiro vamos definir o que é contrato. Segundo o dicionário Aurélio , contrato é um acordo ou convenção para a execução de algo sob determinadas condições, combinação, ajuste, promessa aceite, contrato de promessa: tipo de contrato em que os contraentes prometem fazer um contrato definitivo (de arrendamento, de compra e venda, de partilha, de trabalho, etc.), ou seja, contrato de trabalho é um ajuste das condições e uma combinação do trabalho a ser executado. A CLT conceitua nos artigos 442 e 443 o contrato individual de trabalho como um acordo que pode ser de forma verbal ou tácito, escrito ou expresso, por prazo DETERMINADO ou INDETERMINADO:               Art. 442 da CLT – Contrato individual de trabalho ...

Da série - Você sabe o que é um contrato de trabalho e quais são as suas características?

Você sabe o que é um contrato de trabalho e quais são as suas características? No post anterior foi dado o conceito de contrato de trabalho, que é um ajuste das condições e uma combinação do trabalho a ser executado. Também foi conceituada a forma como ele pode ser, tácito ou por escrito e o artigo da CLT que regulamenta este assunto, cada tipo de contrato de trabalho reflete de uma maneira da rescisão do mesmo, abordo este tema com mais abrangência meu curso “ Tipos de Contrato de Trabalho e o Reflexo na Rescisão de Contrato de Trabalho”. Orientações de como preencher a CTPS você pode encontrar no post anterior. Contrato Temporário O “Contrato Temporário” é diferente do contrato por prazo determinado. A Lei nº 6.019/74 trata o contrato temporário da seguinte forma: “O contrato entre a empresa de trabalho temporário e a empresa tomadora ou cliente, com relação a um mesmo empregado, não poderá exceder de três meses, salvo autorização conferida pelo órgão local do Minis...