Pular para o conteúdo principal

MEI - Você pode receber seguro desemprego?

MEI pode receber seguro desemprego?


O MEI veio apresentar inúmeras vantagens para aqueles que trabalhavam na informalidade, como impostos reduzidos, acesso a crédito, custo de manutenção barata, entre outras possibilidades. 

Desde que foi publicada a Lei Complementar nº 128/2008, em julho de 2009, o numero de micro empreendedores individuais deu um salto de 81% nos últimos 3 anos. Passando de 3,65 milhões de inscritos em 2013 para 6,64 milhões em 2017. Dados do Portal do Empreendedor
Mas o que poucos sabem é que falta muita informação na hora de formalizar o MEI, e uma delas é o que diz respeito ao seguro desemprego.

MEI e Seguro Desemprego


É muito comum encontrar pessoas cadastradas como MEI e estarem trabalhando com carteira assinada, a legislação até permite tal prática. Outra situação comum é o funcionário perder seu emprego com carteira assinada e busca por impulso cadastrar-se como MEI para ter uma renda formal e assim dar continuidade aos seus direitos de segurado previdenciário. E mais uma vez impera a falta de orientação necessária no que tange este tipo de empresa.

O primeiro problema a ser enfrentado pelo Microempreendedor Individual é a perca do direito de receber o seguro desemprego, mesmo que não tenha nenhuma renda como MEI, quando vir a ser demitido sem justa causa onde era registrado. 

Tal fato se dá porque consideram o MEI como Contribuinte Individual e seus dados estão inclusos no cadastro do MTE - Ministério do Trabalho e Emprego, órgão este que regula o Seguro Desemprego.

Então se eu cancelar o meu cadastro como MEI posso receber o seguro desemprego?
Não é tão simples assim, mesmo entrando com recurso administrativo junto ao MTE ele será indeferido, ou seja, negado. 

Esta informação não está disponível da mesma forma como as que se relacionam aos benefícios e vantagens de ser um MEI. Por isso antes de formalizar-se o futuro microempreendedor deve buscar o maior numero de informação possível. Busque ler sobre o assunto, pesquise e não deixe de consultar um contador.

Mas e agora sou MEI e perdi o meu direito ao seguro desemprego, o que eu faço?

Te responderei no próximo blog.



Gostou deste post? Inscreva-se e receba noticias relacionadas as mudanças trabalhistas e previdenciária.

Sou Fabio Rek, contador especialista, perito judicial, instrutor e palestrante.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você sabe o que é o contrato de trabalho e quais são as suas características?

É muito comum ouvirmos falar sobre contrato de trabalho, sejam eles por prazo determinado ou indeterminado. Mas você sabe quais são as suas características e o que muda de um tipo de contrato para outro? Conceito de Contrato Primeiro vamos definir o que é contrato. Segundo o dicionário Aurélio , contrato é um acordo ou convenção para a execução de algo sob determinadas condições, combinação, ajuste, promessa aceite, contrato de promessa: tipo de contrato em que os contraentes prometem fazer um contrato definitivo (de arrendamento, de compra e venda, de partilha, de trabalho, etc.), ou seja, contrato de trabalho é um ajuste das condições e uma combinação do trabalho a ser executado. A CLT conceitua nos artigos 442 e 443 o contrato individual de trabalho como um acordo que pode ser de forma verbal ou tácito, escrito ou expresso, por prazo DETERMINADO ou INDETERMINADO:               Art. 442 da CLT – Contrato individual de trabalho ...

Como Retificar a RAIS ano base 2016

RETIFICAÇÃO DA RAIS ANO-BASE 2016 Detectando-se erro na declaração enviada, seja nos campos do estabelecimento ou nos campos do empregado, o estabelecimento deverá adotar os seguintes procedimentos para a retificação: DADOS DO ESTABELECIMENTO Para a retificação dos dados do estabelecimento, exceto os campos CNPJ/CEI ou CEI Vinculado - clicar na opção "Retificação: dados do estabelecimento", preencher corretamente o formulário com todos os dados solicitados e, em seguida, clicar na opção "Enviar". Para a retificação dos campos CNPJ/CEI/CEI Vinculado, o estabelecimento/entidade deverá: gerar uma nova declaração RAIS do estabelecimento, utilizando o programa GDRAIS 2016, contendo todos os empregados e realizar a sua transmissão; e realizar a exclusão da declaração incorreta (anteriormente enviada), utilizando a opção "Exclusão de Estabelecimento: ano-base 2016", preenchendo todos os dados solicitados, inclusive, o número do CPF do responsáv...

eSocial e os impactos que ele pode causar

E_Social poderá trazer impactos para as empresas Muito tem se falado sobre o eSocial, e quanto mais fala-se mais dúvidas surgem a cerca do mesmo, entre elas são os impactos que o mesmo causará nas empresas.  Em um primeiro momento, e o mais desafiador de todos (no meu ponto de vista), é a mudança de  cultura  das empresas e gestão de pessoas, em outras palavras irá acabar o jeitinho brasileiro. S erá um adeus ao retroativo, sejam elas admissões ou férias. As empresas terão que investir em treinamento de pessoal, software (na falta de um adequado) e trabalho, muito trabalho.  O primeiro passo será conferir e acertar todos os dados do trabalhador, mantendo assim seu cadastro sempre atualizado. A cada novo vínculo empregatício será informado o RET - Registro de Eventos Trabalhistas.  Em resumo o eSocial irá cobrar o cumprimento da lei vigente, controlando jornada de trabalho, admissão, afastamentos legais, ou seja, não cobrará nada novo. Gosto...